segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Recital Thiago Colombo amanhã
Ao longo de 15 anos de carreira docente, Colombo trabalhou em várias instituições de ensino do RS. Como professor convidado, atuou em eventos de grande porte do Brasil, Uruguai e Argentina.
Sua carreira artística conta com dois discos como solista, Sonata (2003) e Reminiscências (2006), tendo o primeiro recebido três prêmios açorianos: revelação, melhor instrumentista e melhor disco erudito. Nos últimos anos tem atuado também como compositor e arranjador, resultando no CD Trezegraus (2009) do grupo homônimo.
Desde sua estreia como solista, em 1999, na Rússia, aos 17 anos, tem atuado frente a todas as orquestras profissionais do RS, além de apresentações como solista em Portugal, Espanha e França. É professor dos cursos de música da UFPel desde 2009, onde integra o Núcleo de Música Contemporânea (NuMC), o recém formado trio Nó de Pinho e o Quinteto Guitarreria. O recital tem entrada franca.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Dia dos professores com Nó de Pinho
TRÊS PROFESSORES NO DIA DOS PROFESSORES???
Dia 15 de Outubro, 21h tem show do Nó de Pinho, com Leandro Maia,
Thiago Colombo de Freitas e Paulo Gaiger, no Teatro do COP, em Pelotas.
Já agendem que vai estar bacana.
ENTRADA FREE.
domingo, 11 de setembro de 2011
Participação em seminário no Galpão, BH
Em março de 2012 será lançada o novo número da revista, resultado destes diálogos e das diversas vozes enunciadas, escutadas e experienciadas.
Agradeço ao convite do Galpão e aos parceiros desta jornada tão bacana!
II SEMINÁRIO "SUBTEXTO EM DIÁLOGO" - REVISTA SUBTEXTO DE TEATRO DO CPMT
TEMA: TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE
Dia 10 de setembro, sábado, das 9h às 17h
CLIQUE AQUI e faça o download da Ficha de Inscrição!
O Galpão Cine Horto realizará, no próximo dia 10 de setembro, sábado, o “Subtexto em diálogo – 2º Seminário da Revista de Teatro do Galpão Cine Horto”. Com o objetivo de ser o pontapé inicial para a criação da próxima edição da Revista Subtexto de Teatro do Galpão Cine Horto, que será lançada em março de 2012, o evento reunirá importantes pesquisadores brasileiros em um dia de debates sobre a criação e produção do teatro para a infância e a juventude. Programação completa abaixo.
Em 2012, a Revista Subtexto chegará à sua oitava edição. O seminário “Subtexto em diálogo” é um desdobramento do projeto, que visa incrementar seu formato, ampliar o alcance de suas ações e possibilitar uma participação mais efetiva do público da área nos processos reflexivos e criativos suscitados pela revista. O seminário contará com a presença de artistas e pesquisadores de destaque na cena nacional, convidados para promover um debate aprofundado sobre os temas que serão abordados no próximo número da revista, de forma a estabelecer um ambiente rico de discussões, provocador de novas questões e reflexões críticas, que serão incorporadas na redação dos artigos.
O seminário “Subtexto em diálogo – 2º Seminário da Revista de Teatro do Galpão Cine Horto” será realizado terá duas mesas-redondas mediadas, respectivamente, por Eugênio Tadeu (professor assistente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e doutorando em Artes Cênicas - Pedagogia do Teatro na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e Ricardo Carvalho (professor assistente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorando em Artes pela mesma Universidade).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
9h às 9h30 – Credenciamento
9h30 – Mesa-redonda 1: Aspectos da criação no teatro para crianças e jovens: dramaturgia, musicalidade, encenação
Convidados:
Karen Acioly (RJ)
Profa. Laís Dória (MS)
Profa. Marina Marcondes Machado (SP)
Mediador: Prof. Eugênio Tadeu (BH)
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Mesa-redonda 2: A Formação de público para o teatro infantil e jovem
Convidados:
Profa. Taís Ferreira (RS)
Prof. Paulo Merísio (RJ)
Érica Lima (MG)
Mediador: Prof. Ricardo Carvalho (BH)
17h - Encerramento e entrega de certificados
INSCRIÇÕES
Mais informações: Marcos Coletta - (31) 3481-5580 / centrodepesquisa@galpaocnehorto.com.br
domingo, 21 de agosto de 2011
Livro de Taís Ferreira e Luciana Hartmann
Ele é composto por duas partes: a primeira, de autoria e Luciana, intitula-se O lugar da arte-educação no Brasil contemporâneo e a segunda, de autoria de Taís, O que é um espectador? Dos modos de constituir-se dentro e fora da aula de teatro.
Bom proveito!
Esperamos colaborar com o debate sobre o teatro e a educação no Brasil!
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Professores da UFPel formam grupo musical e se apresentam no Santander Cultural
Os professores da UFPel, Thiago Colombo, Leandro Maia e Paulo Gaiger, também músicos, compositores e artistas com carreiras reconhecidas, formaram o grupo Nó de Pinho, que estará apresentando-se no Projeto Santander Cultural, no próximo domingo(14), às 18h, em Porto Alegre. Local: Santander Cultural - praça da Alfândega, centro.
Os artistas são professores da Universidade, onde se conheceram e perceberam os elos comuns na perspectivas de seus trabalhos, decidindo-se por formar o Nó de Pinho. No espetáculo serão apresentadas canções próprias de Leandro Maia, de Paulo Gaiger e de Thiago Colombo, bem como, de outros compositores como Victor Heredia, Marcelo Delacroix, Bebe, Zeca Baleiro e Carlos Moscardini. O grupo já realizou alguns concertos na cidade de Pelotas, sempre conquistando o público e aplausos. A proposta musical ainda está em processo de (des)construção. Thiago e Leandro encarregam-se dos arranjos, das guitarras, do bouzouki, do acordeon, del cajón, enquanto Paulo prepara o mate.
Thiago Colombo: violão, percussão, bouzouki e arranjos
Leandro Maia: voz, violão, cavaquinho, acordeom, percussão e arranjos
Paulo Gaiger: violão, percussão e voz
Currículos
Thiago Colombo é professor da UFPel. Bacharel e mestre em música pela UFRGS. Participou de cursos com alguns dos mais importantes nomes do violão contemporâneo. Foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em 1999, foi solista da Orquestra Sinfônica da Udmurtia, na Rússia. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina e Uruguai, tendo atuado frequentemente como solista junto às orquestras do Theatro São Pedro, OSPA, SESI/Fundarte, ULBRA e UCS. Em maio de 2003 lançou seu primeiro CD solo intitulado Sonata através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música. Participou do CD Guitarristas em Concierto, uma coletânea de violonistas sul-americanos, lançada na Argentina. Em outubro de 2006, sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD Reminiscências. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”. Atua como compositor, arranjador e violonista no grupo Trezegraus. É integrante do NuMC (Núcleo de Música Contemporânea da UFPel), onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Junto ao NuMC, apresentou-se na Maison du Brésil, em Paris. É integrante do grupo Guitarreria.
Leandro Maia é cantor, compositor e multi-instrumentista. Atuou no quinteto popular de câmara Café Acústico, vencedor de dois “Prêmios Açorianos de Música”. Autor do cd-livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008, Prêmio Açorianos de Música - Revelação 2008 e Troféu RBS Cultura. Em dezembro de 2010, foi convidado pelo artista Ivan Lins para participar de suas apresentações em Pelotas e Porto Alegre.
Paulo Gaiger é cantor e compositor, ator e diretor teatral e professor adjunto da UFPel. Gravou o Cd “Armazém”, com o apoio do FUMPROARTE, de Porto Alegre, muito bem recebido pela crítica nacional. Participou de vários discos coletivos e do Coompor Canta Lupi, projeto da Cooperativa dos Músicos de Porto Alegre, no começo dos anos 90. Montou diversos espetáculos musicais reconhecidos pela crítica e pelo público, entre eles: “Qual é?”; “A Paixão dos Mendigos” e “Piratas”. Realizou diversos concertos solo durante sua permanência em Espanha e América Central. Como ator, trabalhou em montagens de Camilo de Lélis e, como diretor, montou diversos espetáculos teatrais em Porto Alegre, Blumenau, Espanha e Honduras.
(Fotos de Fabiana Jorge)
sábado, 16 de abril de 2011
Artigo publicado em periódico mexicano
Teatro de rua, recepção e identidades: Oigalê, tchê!
Estudios sobre las Culturas Contemporaneas, vol. XVI, núm. 32, 2010, pp. 107-126
Universidad de Colima
Colima, México
Acesso: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/316/31615577005.pdf
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Entrevista para Boca de Cena
Entrevista ao projeto Boca de Cena, coordenado pela professora Alexandra Dias.
Entrevistadora: Tatiana Duarte
Entrevistada: Taís Ferreira
Tema: Projeto Pedagógico do Curso de Teatro - Licenciatura UFPel, formação de um docente-artista.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Concerto de Aranjuez - Thiago solista da OSPA dia 29/03/2011
2º Concerto Oficial da OSPA
Obras:
- J.Sibelius - Finlandia, op.26
- Joaquín Rodrigo - Concerto de Aranjuez
- J.Sibelius - Sinfonia n 2, op. 43, em ré maior
Solista:
Thiago Colombo
Regente:
Nicolas Rauss
Local:
Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta, Av. Nilo Peçanha, 1521 - Bairro Três Figueiras - Porto Alegre - RS )domingo, 16 de janeiro de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
Blog Rondon São Fernando

Já está na web o blog do Projeto Rondon/ Operação Seridó no município de São Fernando, Rio Grande do Norte.
As equipes que atuarão junto à comunidade local de 24/01 a 05/02 são da Universidade Federal de Pelotas (professores coordenadores: Thiago Amorin e Taís Ferreira) e da Universidade Federal de Minas Gerais (professores coordenadores: Arttur Ricardo e Rosilane Motta).
Vinte alunos e professores, acompanhados de um militar, desenvolverão trabalhos nas áreas de cultura, saúde, direitos humanos, tecnologia e desenvolvimento do trabalho, educação, cidadania, meio ambiente, entre outros.
Serão fóruns, oficinas, palestras, eventos, debates e encontros com os diversos segmentos da população.
Para acompanhar todo desenvolvimento da operação, acesse: http://saofernandoprojetorondon.blogspot.com/
Abçs rondonistas!
sábado, 8 de janeiro de 2011
Projeto Rondon 2011: rumo ao Norte e ao Nordeste



Thiago segue para Sapucaia, cidadezinha do Pará amazônico, na Operação Carajás (nome da região na qual estão as cidades contempladas por esta operação).
Eu sigo para São Fernando, pequena cidade do sertão do Rio Grande do Norte, na Operação Seridó (nome da região na qual estão as cidades contempladas por esta operação).
Lá desenvolveremos, junto à equipe multidisciplinar composta por dois professores e oito alunos e em conjunto com equipe de outra universidade, oficinas, fóruns, capacitações e eventos com a população local nas áreas de desenvolvimento e tecnologia para o trabalho, meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos e educação.
SELVA!!! CAATINGA!!!