
(Firenze, Itália, 3 aprile 1895 – Beverly Hills, EUA, 18 marzo 1968)
Aluno de Ildebrando Pizzetti, depois de se formar em piano e composição, desde o início de sua carreira foi consenso em toda a Europa. Em 1925, com A Mandrágora, vence um importante concurso de composição e a sua ópera foi representada no Teatro La Fenice di Venezia. Teve como intérprete de suas músicas artistas de renome como Alfredo Casella, Arthur Gieseking, Jascha Heifetz, Gregor Piatigorsky e Andrés Segovia.
Vindo de uma família judia, em 1939 foi obrigado a deixar a Itália devido ao regime fascista e se transfere com a família para os Estados Unidos, onde se afirmou como autor “fantasma” de trilhas sonoras para Hollywood, pois pouquíssimas de suas composições foram creditadas a ele, mas firmou-se como importante professor de composição, tendo entre seus alunos nomes como Elmer Bernstein, Jerry Goldsmith, Henry Mancini, André Previn, entre outros.
Em 1958 vence o Concurso Campari com a ópera O Mercador de Veneza, que foi representada no Maio Musical, sob direção de Gianandrea Gavazzeni.
Dotado de uma veia melodica riquíssima e fluente, Castelnuovo-Tedesco trabalhou sobretudo no campo da música vocal: “Escrevi uma grande quantidade de melodias vocais na minha vida; publiquei cento e cinqüenta para não falar de quantas estão ainda inéditas na gaveta) e as compus em todas as línguas que conheço – italiano, francês, inglês, alemão, espanhol, latim. A minha ambição, e acima disto, minha urgência profunda, sempre foi unir a minha música aos textos poéticos que despertaram meu interesse e minha emoção, para resultar em uma expressão lírica”.
Compositor culto e refinado, musicou autores como Cavalcanti, Petrarca, Vogelweide, Cervantes, Shakespeare, Lorca, Whitman e Jiménez. A sólida preparação técnica permite-o ter um domínio absoluto da forma e do contraponto. No segundo pós-guerra, foi criticado asperamente por sua linguagem conservadora, ligada em igual medida ao romantismo tardio do século 18, ao impressionismo e ao folclore espanhol. Hoje é lembrado, sobretudo, por sua produção de composições para violão, instrumento ao qual se dedicou com a maior atenção durante toda sua vida, e que lhe presenteou com suas páginas mais inspiradas e autobiográficas.
ComposiçõesCastelnuovo-Tedesco foi um autor muito prolífico. No curso de sua carreira escreveu, entre outras, seis óperas líricas, cinco oratórios, onze aberturas para diversos textos shakesperianos, quatro ballets, concertos para piano, violão, violino, violoncelo, harpa e oboé, além de mais de cem composições para piano e outras tantas para violão, mais de cem composições corais, quase quatrocentas composições vocais e um grande número de composições camerísticas.
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